ASA-facebook

Mariana Caroline Ferreira de Souza

Mariana graduou-se em Direito pela UFMG em 2012. Durante a graduação, fez trabalho voluntário na Defensoria Pública de Minas Gerais, tendo a oportunidade de realizar atendimento a assistidos, análise de processos, elaboração de relatórios, Embargos de Declaração, Agravos de Instrumento, Contraminutas, Recursos Especiais e Recursos Extraordinários sob a supervisão da Dra. Evelyn Santa Bárbara. Estagiou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no Gabinete da Desembargadora Vanessa Verdolim, tendo auxiliado na análise de Recursos de Apelação, Agravos de Instrumento, Medidas Cautelares e Antecipação de Tutela. Também foi estagiária no escritório Aroeira Salles Advogados, onde foi contratada como advogada, com atuação focada em defesas perante órgãos de controle da Administração Pública, até meados de 2014.

Concluiu Pós-Graduação em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes/RJ em 2015 e, em escritório próprio, prestou serviços de consultoria jurídica para sociedades empresárias e pessoas físicas, bem como atuação em processos judiciais acerca de direito empresarial, direitos trabalhistas, direitos do consumidor, além de atuação em processos administrativos e judiciais contra a fazenda pública. Foi aprovada no Concurso Público para a Procuradoria Municipal de Araxá/MG e para o cargo de Analista de Habitação/Advogado da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – COHAB.

De 2018 a 2019 foi assessora jurídica da Dra. Ana Alvarenga Moreira Magalhães na Procuradoria-Geral do Município de Belo Horizonte, oportunidade em que atuou no consultivo, por meio da elaboração de pareceres acerca de dúvidas jurídicas no bojo da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de Belo Horizonte. A grande maioria dos casos envolvia matérias de Direito Administrativo, como, por exemplo, análise de editais de licitação, de contratos, de aditivos e de convênios firmados pelo Município de Belo Horizonte. Ademais, Mariana fez parte da equipe que elaborou cartilha para guiar a fase interna de licitação no âmbito da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Regressou ao escritório Aroeira Salles Advogados em meados de 2019, integrando a equipe Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de atuar em defesa de empresas privadas do ramo da construção pesada e de pessoas físicas em processos administrativos de auditoria e tomada de contas especial, no âmbito do Tribunal de Contas da União, em processos administrativos sancionatórios (controle interno) e em ações de improbidade administrativa. Além disso, atua prestando serviços de consultoria em administração de contratos, com a elaboração de pleitos, notificações, ofícios, correspondências.

Em 2020, concluirá MBA em Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas pela PUC/MG e Curso de extensão em Gestão na Construção pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC.

Lê e escreve em Inglês, Francês e Espanhol.