Abril 2018 – nº 163
Informativo TCU
1. Controle de Constitucionalidade e Prescrição da Pretensão Punitiva no Tribunal de Contas da União
A Comissão de Jurisprudência do TCU emitiu, na Sessão Extraordinária do Plenário do dia 28/03/18, duas relevantes comunicações jurídicas sobre os temas “controle de constitucionalidade” e “prescrição da pretensão punitiva” no âmbito do Tribunal.
2. Metodologia para apuração de sobrepreço para serviços incluídos em termos aditivos: Método da Limitação dos Preços Unitários (MLPU)
O TCU entendeu que a correta metodologia de cálculo do sobrepreço em caso de serviços incluídos mediante termo de aditamento contratual é o método da limitação dos preços unitários (MLPU), que considera apenas os serviços com preço unitário acima do referencial, sem compensação com itens subavaliados. Para obras já contratadas, o método mais adequado continua sendo o da limitação do preço global (MLPG), que prevê a compensação entre os preços superavaliados e os subavaliados, só havendo sobrepreço ou superfaturamento se a soma dos valores superavaliados superar os subavaliados, imputando-se o sobrepreço pela diferença global.
3. Critério de medição para pagamentos de serviços de supervisão, fiscalização ou gerenciamento de obras
Em contratações de serviços de supervisão, fiscalização ou gerenciamento de obras, a Administração deve evitar a previsão de pagamentos por homem-hora (ou homem-mês) ou relacionados à mera permanência de mão de obra ou disponibilização de equipamentos. Os pagamentos nesses casos devem estar estritamente atrelados a produtos entregues ou resultados alcançados, os quais devem ser previamente definidos em bases compreensíveis, tangíveis, objetivamente observáveis e comprováveis, com níveis esperados de qualidade da prestação do serviço e respectivas adequações de pagamento.
Informativo Judiciário
Supremo
1. Colaboração premiada: prerrogativa de foro e competência.
A 2ª Turma, por maioria, concedeu a ordem de “habeas corpus” para determinar o trancamento de inquérito instaurado perante o STJ em desfavor de Governador. A investigação foi instaurada para apurar a suposta prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral.
2. Doação eleitoral e sigilo.
O Plenário, por maioria, julgou procedente o pedido formulado em ação direta para declarar a inconstitucionalidade da expressão “sem individualização dos doadores“, constante da parte final do § 12 do art. 28 da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), acrescentada pela Lei 13.165/2015, para considerar que a indicação dos doadores deve ser feita tanto na prestação de contas dos partidos quanto dos candidatos.
STJ
1. Índices de correção e juros de mora aplicáveis às condenações impostas à Fazenda Pública
O STJ julgou Recurso Repetitivo (Tema n° 905) acerca da aplicação do art. 1º-F da Lei n. 9.494/1997, com redação dada pela Lei n. 11.960/2009, às condenações impostas à Fazenda Pública.
2. Prescrição em ação de improbidade não impede ressarcimento ao erário.
Agentes públicos podem ser obrigados a ressarcir o erário mesmo quando as acusações em ação de improbidade administrativa já prescreveram. Foi o que reconheceu a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça-STJ, ao analisar o caso de um ex-vereador condenado a devolver aos cofres públicos valor gasto com a compra de 310 cestas de Natal.