ASA-facebook

Lígia Maria Alves Siqueira

Lígia passou a integrar ao núcleo contencioso em 2021, como estagiária, tendo se tornado advogada associada em 2022. Acumula experiência no Contencioso Judicial em todas as suas instâncias, destacando-se especialização em litígios estratégicos no setor da infraestrutura rodoviária e energética.

Experiência

Possui experiência na condução de ações de cobrança, ações anulatórias, ações de improbidade administrativa, ações ambientais e ações de atualização monetária.

Carreira e Qualificações

Bacharel em Direito na modalidade Integral pela Escola Superior Dom Helder Câmara, onde integrou o Grupo de Estudos de Direito Civil e o Grupo de Estudos de Processo Civil, destacou-se em participações em competições a nível nacional e estadual sagrando-se campeã em todas as competições que participou, motivo que ensejou em homenagens no STF, STJ e na Universidade de Coimbra.

Além disso, compôs Grupos de Pesquisa Acadêmica atrelados ao estudo da efetivação dos  Direitos Humanos, do Processo Civil Democrático e da Responsabilidade Civil pelos novos Danos. Ainda na graduação, atuou conjuntamente com o Grupo Pan-Amazônica na pesquisa do Acesso à Água dos Povos Indígenas, que contribuiu na publicação do Relatório sobre os Povos Indígenas e Tribais pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Ainda hoje, se debruça nas pesquisas e publicações no âmbito do Processo Civil Democrático.

Publicações

  • A adoção da teoria do processo como relação jurídica como mecanismo de perpetração da violência pela ciência processual ambiental. Editora Dom Helder ·
  • A perpetração de danos no processo ambiental pela aplicabilidade do processo como relação jurídica.3i · 
  • TECNOLOGIZAÇÃO PROCESSUAL E O ESPECTRO ILUSÓRIO DE EFETIVAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.CONPEDI ·