ASA-facebook

Cristiano Nascimento e Figueiredo

Sócio atuante na unidade de Belo Horizonte, com foco no direito administrativo e tributário, no contencioso e consultivo.

Cristiano iniciou sua atividade no escritório Aroeira Salles como advogado em 2008 e, em 2011, foi convidado para se tornar sócio, condição que assume até hoje.

É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No início de sua vida profissional, passou por escritórios conceituados em Minas Gerais, com atuação concentrada no Direito Tributário, uma de suas áreas de maior expertise.

Atualmente, é líder da equipe da unidade de Belo Horizonte, coordenando advogados e estagiários, e estando à frente da definição de estratégias, revisão dos trabalhos e reuniões com órgãos contratantes. Atua em diversas áreas do Direito, mas com foco no direito administrativo e tributário – contencioso e consultivo – tanto na esfera administrativa quanto judicial para os setores de infraestrutura, medicamentos, prestação de serviços, entre outros.

Também assume funções administrativas, como formulação de propostas comerciais, relação com clientes, Recursos Humanos e diversas questões relacionadas à rotina administrativa do escritório.

O sócio esteve à frente de casos de praticamente todos os clientes do escritório, atuando com assessoria ampla, oferecendo defesa dos interesses dos clientes perante seus contratantes e órgãos de controle, elaboração de pleitos e em diversos processos administrativos (internos, TCU e CGU). Entre as principais atividades também estão ações de improbidade administrativa e, na esfera judicial, ações de cobrança, tanto as referentes a prejuízos quanto ações de juros e correção monetárias.

O advogado é membro do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC), do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) e integra a comissão OAB/MG de Direito de Construção e Arbitragem.