ASA-facebook

Flávia Mendes Ribeiro Moreira

Flávia Mendes Ribeiro Moreira é graduada em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (julho/2002), com pós-graduação lato senso em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho (2006).

Ingressou no Aroeira Salles Advogados em 2010, exercendo a advocacia com foco no Direito Administrativo e Ambiental, primordialmente junto ao contencioso judicial e administrativo, representando empresas, públicas e privadas, consórcios e pessoas físicas perante às Justiças Comum, Especial e Federal, com ênfase em obras de grande porte de infraestrutura e construção pesada. Em 2012, foi instada a aceitar proposta com grande potencial de crescimento profissional, deixando de compor temporariamente o corpo de advogados do Aroeira Salles. Em 2018, retornou para atuar notadamente na gestão da equipe e no desenvolvimento das atividades de Gestão Processual do escritório, com destaque no atendimento de auditorias externas, demandas dos clientes e internas, estatísticas, criação e aperfeiçoamento de critérios para o uso e a atualização do sistema jurídico (Software).

Ainda como estagiária, atuou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no setor jurídico da empresa Immobile – Negócios Imobiliários e em escritório de advocacia trabalhista.
No exercício da advocacia desde 2002, possui ampla experiência profissional, merecendo destaque sua atuação nos seguintes escritórios/empresas:

  • Rossi, Siqueira e Sejas Advogados S/C (2002 a 2005): atuação em todas as instâncias das Justiças Comum, Especial e Federal, com ênfase em Direito Empresarial, do Consumidor, Contratual, das Coisas, Securitário e Bancário; e secundariamente em Direito de Família e Sucessões.
  • Serviço Social do Comércio – Sesc/MG (2012 a 2017): advogada sênior da Assessoria Jurídica da instituição, com foco em Direito Administrativo, Empresarial, Urbanístico, Ambiental, da Criança e do Adolescente, Contratual, do Consumidor, das Coisas e de Vizinhança. Atuação nas áreas consultiva; contenciosa judicial (Justiças Comum e Especial) e contenciosa administrativa (Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Ministério Público, Corpo de Bombeiros dos Estados de MG e RJ e Prefeituras Municipais em todo o Estado de MG, em especial Secretarias de Regulação Urbana, Meio Ambiente, Administrações Regionais, Esporte e Lazer, Saúde/Vigilância Sanitária). Atividades relacionadas às normas de acessibilidade, segurança contra incêndio e pânico, sanitárias, poluição sonora e visual; aos Códigos de Posturas do Município, de Edificações e de Águas; à Lei de Parcelamento e Uso do Solo Urbano; ao patrimônio histórico e cultural e ao licenciamento ambiental e urbanístico. Responsável pelas demandas das áreas de Engenharia e Arquitetura da instituição.

Ao longo de seu aprendizado, adquiriu vivência internacional, em especial nos países Inglaterra e Áustria.

Possui nível avançado de inglês e intermediário de alemão.