ASA-facebook

Valéria Cabral Géo Verçoza

Valéria Verçoza tem formação superior em Direito pela Faculdade Milton Campos, em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA. É pós-graduada em Direito Tributário pela Faculdade de Direito Milton Campos e em Direito Público pela Faculdade de Itaúna.

Advogada com mais de 20 anos de experiência em escritório de advocacia e departamento jurídico de empresa de grande porte, passou a integrar a equipe do Aroeira Salles em abril de 2019. No Aroeira Salles integra a equipe Brasil, atuando tanto na área contenciosa judicial cível quanto na área consultiva com elaboração de contratos. Atua diretamente para empresas privadas  o ramo de mineração, distribuição de medicamentos e limpeza urbana, entre outras.

Sua atuação na advocacia teve como foco inicial o direito tributário, tendo trabalhado na Gerência Tributária da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por 10 anos. Atuou Conselheira na Junta de Recursos Fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte nos anos de 2006 e 2007; atuou como Conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda– CARF – no mandado de 2008 a 2010; participou da Comissão Permanente de Simplificação e Revisão da Legislação Tributária de Belo Horizonte. Foi professora de Processo Administrativo Tributário no CEAJUFE, nas Turmas de Pós-Graduação de Direito Tributário (11ª, 12ª, 13ª e 14ª Turmas).

Posteriormente Valéria passou a integrar a equipe de um renomado escritório de direito minerário, atuando principalmente na área fundiária e de contratos.  Entre suas atividades estava a  laboração pareceres para orientação dos clientes na aquisição e venda de imóveis, principalmente rurais, bem como na instituição de servidão para a construção de minerodutos e linhas de  transmissão; elaboração de contratos de compra e venda de imóveis, minutas de escritura pública de instituição de servidão, contratos de cessão de posse, contratos de cessão de direitos minerários, contratos de prestação de serviços.

Além da experiência jurídica, Valéria, no início de sua vida profissional trabalhou em uma das chamadas “big five” da Auditoria, e atuou como economista na gerência financeira de uma grande mineradora. Some-se a isso sua atuação como Consultora do IDAQ – Instituto de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Qualidade em Transporte, em trabalho realizado na Jamaica,  o  período de janeiro a março de 1997, voltado para a reestruturação de procedimentos internos e desenvolvimento de rotinas de controle na área financeira.